Pela primeira vez o museu mais famoso do mundo, o Louvre de Paris, abriu uma filial!! Seguindo os passos de outro Museu, o Guggenheim de Nova Iorque, que possui várias filiais espalhadas pelo mundo, ele abriu as suas portas na pacata e economicamente fraca cidade de Lens, no norte da França. Lens, conhecida como uma cidade que viveu da exploração de minas e extração de carvão por décadas, possui 35 mil habitantes e, com certeza, vai virar um polo turístico e ecômico graças à filial do Museu do Louvre, que aportou por lá desde dezembro de 2012.
O projeto arquitetônico de 28 metros quadrados foi assinado pelo escritório de arquitetura japonês Sanaa, vencedor do melhor projeto. Abaixo dá para apreciarmos a beleza da obra feita toda de vidro e metal, e que contará com importantes obras vindas da sede Paris, como por exemplo a tela de Eugène Delacroix - "A Liberdade Guiando o Povo".
Tomara que esta nova tendência de expansão das artes para novos centros possa atingir a América do Sul e o Brasil. Vamos aguardar!
Louvre-Lens |
Bisou Fabi
Nenhum comentário:
Postar um comentário